Hospitais franceses recebem ordem do governo para se prepararem para possível guerra em 2026
Ministério da Saúde francês enviou uma carta às unidades hospitalares alertando que o país deverá ser capaz de receber um fluxo maciço de soldados feridos
Os hospitais franceses receberam uma ordem do governo do país para se prepararem para um possível conflito armado na Europa até março do próximo ano. O Ministério da Saúde francês, enviou uma carta aos hospitais, datada de 18 de julho, afirmando que França poderia formar a base de retaguarda para um conflito em grande escala nos próximos meses.
De acordo com o Ouest France, que cita o Le Canard, o documento enviado diz que o país deverá ser capaz de receber um fluxo maciço de soldados feridos, tanto franceses quanto estrangeiros. O jornal alerta que as autoridades preveem a chegada de 10 a 50 mil soldados feridos aos hospitais franceses ao longo de um período de 10 a 180 dias.
"É perfeitamente normal que o país antecipe crises e as consequências do que está a acontecer. Isso faz parte da responsabilidade do governo central", disse a ministra da Saúde francesa, Catherine Vautrin, citada pelo Ouest France.
Esta ordem segue-se à distribuição de um 'manual de sobrevivência' às famílias francesas e ao plano do presidente Emmanuel Macron de duplicar as despesas com a Defesa até 2027.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt