Hotel mais alto do mundo foi inaugurado no Dubai mas o recorde nasceu por acaso
Área destinada à construção era mais pequena do que um campo de futebol e por isso acabou por crescer em altura.
O Dubai passou a ter oficialmente o hotel mais alto o mundo: o Ciel Dubai Marina, com 377 metros. Este recorde, porém, nasceu acidentalmente, já que a altura nunca foi planeada e não era intenção que fosse construído com o objetivo de ser o mais alto do mundo.
“Sabíamos que queríamos construir algo espetacular. Mas não planeávamos construir o hotel mais alto do mundo”, admitiu Rob Burns, CEO da empresa de desenvolvimento imobiliário The First Group, citado pela CNN internacional.
A explicação está no facto de a unidade hoteleira ter sido erguida numa área de cerca de 3600 metros quadrados, um pouco mais pequena do que um campo de futebol profisisonal, um espaço considerado muito pequeno para os padrões do Dubai. E por isso acabou por crescer em altura à medida que as plantas iam sendo redesenhadas e com recurso a alguns truques dos arquitetos.
O resultado final foi uma torre de 377 metros de altura, com 1004 quartos (147 são suites) distribuídos por 82 andares.
Foi já numa fase adiantada da construção que os construtores começaram a perceber que caminhavam para bater um recorde, pois até então a unidade mais alta do mundo era o Hotel Gevora, também no Dubai, que tem cerca de 365 metros de altura.
Entre vários luxos, o Ciel Dubai Marina tem oito restaurantes, três piscinas, uma delas situada no último andar, com uma vista de cortar respiração, e um fabuloso SPA.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt