“Humanzee”: o projeto secreto de criação de macacos híbridos
Vários laboratórios desenvolvem há anos um projeto secreto para criar homens-macaco
Projetos secretos estão a ser desenvolvidos em vários laboratórios, com o objetivo de criar um híbrido que possua "imensa força" e que tenha um cérebro subdesenvolvido. O homem-macaco, chamado de "humanzee" pelos cientistas, está a ser desenvolvido há anos.
Os investigadores afirmam que o "macaco híbrido" irá resultar da junção do ADN de duas espécies distintas. Segundo o jornal Mirror, a criatura, que parece ser uma combinação de duas espécies, foi vista numa região da Malásia.
Recentemente, foram reveladas informações de que um híbrido humano-macaco foi criado em 2019 por uma equipa de cientistas, nos Estados Unidos da América. A criatura sobreviveu apenas 19 dias.
Apesar da produção de um homem-macaco ser fora do vulgar, esta não é a primeira vez que os cientistas desenvolvem este tipo de projeto. Tudo começou em 1920, quando Joseph Estaline ordenou que cientistas soviéticos criassem um "super soldado" híbrido, para reforçar as forças armadas.
Documentos dessa época mostram que a criatura seria dotada de "imensa força, mas com um cérebro subdesenvolvido" que fossem "resistentes e resistentes à fome", dizem os investigadores. Após o insucesso do projeto, a ideia de desenvolver um 'humanzee' não reapareceu até à década de 70, quando um chimpanzé que tinha características humanas, foi criado.
Também na China já tinham sido desenvolvidos projetos deste tipo, Ji Yongxiang, um dos cientistas envolvidos, afirmou que, em 1970, queria produzir uma criatura que possuísse a força de um chimpanzé, mas fosse capaz de falar.
Uma vez que os casos de homens-macaco produzidos com sucesso ainda não existem, o macaco de Bornéu continuará a ser o fascínio dos cientistas nesta área.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt