Ibiza em alerta vermelho: Tempestade Gabrielle provoca cheias na ilha espanhola
Há duas pessoas gravemente feridas. Os bombeiros registaram cerca de uma centena de resgates.
A tempestade Gabrielle chegou a Ibiza, Espanha, na madrugada desta terça-feira, provocando dois feridos graves e fortes inundações, na ilha espanhola. Por volta da meia noite, surgiu um manto de nuvens negras seguido de uma cortina de água que deitou 200 litros por metro quadrado em apenas duas horas, enquanto vários relâmpagos iluminavam o céu.
Segundo o jornal El Mundo, um avião procedente de Madrid com destino a Ibiza foi incapaz de aterrar no aeroporto de Es Codolar e teve de ser desviado para Maiorca.
Ao longo desta manhã, o alerta laranja foi alterado para vermelho, mas já era tarde. O jornal espanhol indica que as crianças já estavam nas escolas e os trabalhadores nos empregos e as estradas principais estavam tão inundadas de veículos como rios de lodo.
Os bombeiros registaram cerca de uma centena de resgates, desde pessoas encarceradas nos veículos, elevadores ou garagens. Algumas estradas tiveram de ser cortadas devido às cheias. Em algumas vias, a água atingiu meio metro de altura.
As situações mais caóticas viveram-se nas escolas. A ordem foi dada para que as crianças permanecessem nas instituições de ensino. "Os pais que foram acudir as escolas criaram um problema", queixou-se o diretor-geral de emergências, Pablo Gárriz.
O alerta vermelho foi decretado pelas 12h00 e muitos pais tomaram a decisão de ir resgatar as crianças, uma vez que a ordem que os impedia de ir buscar os filhos não chegou até às 13h48, quando os pais já estavam à porta das escolas.
Até ao momento, há dois feridos graves por quedas em Ibiza, segundo o balanço divulgado pelo Ayuntamiento de Ibiza. Um dos feridos é uma pessoa mais velha que caiu ao tentar passar a passadeira.
A Unidade Militar de Emergências foi ativada de forma permanente e espera-se a chegada de reforços de Maiorca e Valência à ilha.
A Proteção Civil emitiu um alerta para que a população evite sair de casa e atividades no exterior.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt