Aeroporto de Marselha fechado devido a incêndios no sul da França
Moradores foram aconselhados a permanecer dentro de casa.
Um incêndio, que deflagrou em Marselha, em França, devido a um veículo em chamas, já atingiu a cidade, esta terça-feira. Os moradores do bairro 16º arrondissement foram aconselhados a permanecer dentro de casa. O aeroporto de Marselha-Provença, um dos principais da França e localizado a cerca de 20 quilómetros a noroeste da cidade, foi fechado ao meio-dia devido ao incêndio.
Foram ainda cancelados 14 voos e desviados outros 10. O aeroporto permanecerá encerrado até novo aviso. "Os passageiros devem consultar as companhias aéreas para obter informações sobre a viagem ", informou o aeroporto ao Le Figaro.
Um veículo incendiou-se, na manhã desta terça-feira, no noroeste de Marselha, pelas 10h50 locais (9h50 em Portugal continental), na A552. As chamas espalharam-se rapidamente, impulsionadas pelo vento em direção à segunda maior cidade francesa, segundo avança o jornal Le Figaro.
Por volta das 15h00 (14h00 em Portugal continental), o incêndio atingiu o bairro 16º arrondissement, na região de Pelouque, em Marselha. A autarquia aconselha os moradores a permanecer em casa. "Para evitar que o fumo entre nas casas: fechem as persianas e portas e coloquem panos húmidos nas frestas. Permitam que os serviços de emergência tenham livre acesso às vossas casas e fiquem longe das ruas ", escreveu a prefeitura regional de Provença-Alpes-Côte d'Azur na rede social X.
Os bombeiros confirmaram à mesma fonte que 350 hectares já foram afetados pelo fogo.
"As condições climáticas são extremamente desfavoráveis", com seca e humidade muito baixa (até 20%), além de rajadas de 85 km/hora. O vento não enfraquecerá antes das 23h00 e soprará a noite toda ", disseram os bombeiros.
A circulação de comboios foi também interrompida devido ao incêndio. "Os serviços de comboio de e para Marselha, com destino a norte e oeste, estão suspensos devido a um incêndio perto dos trilhos em direção a L'Estaque ", informou a SNCF Réseau, empresa ferroviária francesa, acrescentando que já retirou os funcionários das instalações. "Como o horário para a retoma dos serviços ainda é indefinido, a SNCF Voyageurs pede aos passageiros que adiem as suas viagens e não se dirijam à estação", acrescenta ainda.
A cidade está atualmente a preparar três ginásios com camas e alimentos para acomodar os moradores, caso seja necessário. Mas, ainda não há evacuações planeadas.
O Hospital do Norte, um dos maiores da cidade, deixou de receber o fornecimento normal de energia elétrica devio ao incêndio e está a funcionar sob o gerador de emergência.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt