Independentistas catalães insistem no referendo

Governo catalão anuncia locais de votação apesar de admitir dificuldades após apreensão dos boletins de voto.

22 de setembro de 2017 às 08:20
Apoiantes da independência cercaram agentes da Guardia Civil e vandalizaram viaturas policiais em Barcelona Foto: Reuters
Boletim proposto para o referendo sobre a independência na Catalunha Foto: Direitos Reservados
Boletins de voto para o referendo, encontrados na Catalunha Foto: Reuters
Cerca de 1 milhão de pessoas manifestaram-se em Barcelona pela independência da Catalunha Foto: Reuters
Cerca de 1 milhão de pessoas manifestaram-se em Barcelona pela independência da Catalunha Foto: Reuters
Cerca de 1 milhão de pessoas manifestaram-se em Barcelona pela independência da Catalunha Foto: Reuters
Cerca de 1 milhão de pessoas manifestaram-se em Barcelona pela independência da Catalunha Foto: Reuters

1/7

Partilhar

O presidente do governo autónomo da Catalunha, Carles Puigdemont, manteve ontem o desafio a Madrid, ao publicar a lista dos locais de votação para o referendo ilegal do próximo dia 1 de outubro, apesar de o seu ‘número dois’, Oriol Junqueras, ter admitido horas antes que a apreensão de milhões de boletins de voto pelas autoridades espanholas "mudou as regras do jogo" e colocou em risco a realização da consulta.

"Não podemos votar como sempre, mas estamos a fazer os possíveis", afirmou Junqueras, que viu no dia anterior ser detido o seu assessor, Josep Maria Jové, que é acusado de sedição, crime punível com 15 anos de cadeia.

Pub

Jové e outros 13 detidos são ainda acusados de desobediência e malversação de fundos públicos, relacionados com o suposto gasto de 6,2 milhões de euros na organização do referendo ilegalizado pelo Tribunal Constitucional, que ontem multou em 12 mil euros diários Jové e os outros responsáveis eleitorais, que só serão suspensas quando for paralisada a preparação do referendo.

Na quarta-feira, um grupo de agentes da Guardia Civil e funcionários judiciais que apreendiam documentos relacionados com a organização do referendo foram cercados na Secretaria Regional de Economia por uma multidão em fúria. Só horas depois, já de madrugada, é que a polícia catalã se deslocou ao local para os resgatar, após ordem expressa de um juiz.

Pub

Quatro carros da Guardia Civil foram vandalizados.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar