Investigada perda de controlo de Boeing 747-481 de carga ao aterrar em Hong Kong
Pista norte onde ocorreu o incidente permanecerá temporariamente encerrada, com as operações concentradas nas pistas central e sul. Morreram duas pessoas.
As autoridades de Hong Kong estão a investigar as causas de um acidente ocorrido esta segunda-feira no aeroporto internacional, quando um Boeing 747 de carga proveniente do Dubai saiu da pista e caiu parcialmente ao mar, causando dois mortos.
Segundo Man Ka-chai, chefe de investigação da Autoridade de Investigação de Acidentes Aéreos (AAIA), o voo EK9788 da Emirates SkyCargo, operado pela turca Air ACT Cargo, foi autorizado a aterrar normalmente, mas não emitiu qualquer sinal de emergência antes de perder o controlo e atravessar o gradeamento até ao mar.
O avião, proveniente do aeroporto Al Maktoum (DWC), tocou a pista norte (07L/25R) por volta das 03:50 locais (20:50 de domingo em Lisboa), onde embateu num veículo de patrulha com dois trabalhadores antes de se despenhar.
Ambos foram socorridos minutos depois, mas um morreu no local e o outro no Hospital North Lantau.
Os quatro tripulantes do cargueiro saíram ilesos e foram retirados através do escorrega de emergência.
O diretor de operações da Autoridade Aeroportuária, Steven Yiu, assegurou que o veículo "se encontrava na zona de patrulha autorizada" e que as condições meteorológicas e da pista eram "ótimas" no momento do sinistro.
Segundo Yiu, as duas vítimas tinham mais de uma década de experiência em operações aeroportuárias.
Dados do portal Flightradar24 indicam que o avião se deslocava a cerca de 167 quilómetros por hora quando se desviou para o quebra-mar e a 91 quilómetros por hora no momento do impacto com o mar, que destruiu a parte frontal do aparelho.
A AAIA abriu uma investigação para determinar se o acidente resultou de falha técnica, erro humano ou fator operacional imprevisto. A polícia também não exclui uma eventual investigação penal.
A pista norte permanecerá temporariamente encerrada, com as operações concentradas nas pistas central e sul.
O Departamento de Aviação Civil e a Secretaria dos Transportes e Logística expressaram condolências pela morte dos trabalhadores, sublinhando que "a segurança aérea é uma prioridade do Governo".
O incidente é semelhante ao acidente do voo CA605 da China Airlines, em novembro de 1993, quando um Boeing 747-400 saiu da pista do antigo aeroporto de Kai Tak durante um pouso com vento cruzado e chuva intensa, terminando com o nariz submerso na baía de Vitória, sem vítimas.
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