Irão envia animais para o espaço
No âmbito das comemorações do 31º aniversário da revolução islâmica, o Irão enviou esta quarta-feira, para o espaço, animais vivos, com o intuito de reafirmar as suas ambições tecnológicas e espaciais, avançou a Lusa.
A televisão estatal mostrou imagens do foguetão espacial Kavoshgar-3, de fabrico local, e anunciou que este tinha a bordo vários animais, incluindo um rato, duas tartarugas e vermes.
Mahmud Ahmadinejad declarou que “o facto de seres vivos serem enviados para o espaço para experiências é uma grande conquista” e prometeu que este “sucesso” é fruto da vitória da revolução islâmica de há 31 anos. Acrescentou ainda que o Irão tenciona enviar um satélite para uma órbita de 500 km, seguindo-se de etapas de 700 e 1000 km.
Um novo foguetão espacial, o Simorgh, foi também apresentado e que se destina a colocar dentro de dois anos um satélite de 100 kg a uma órbita de 500km.
As inquietações dos países ocidentais já se fizeram sentir, justificadas pelo medo da utilização destas capacidades espaciais para fins militares.
A França exprimiu sua “grande preocupação” após o lançamento do Kavoshgar-3.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt