Iraque abre processo contra prisioneiros do Daesh transferidos da Síria
Washington adiantou que transferiu 150 membros do EI detidos numa prisão em Hassakeh, na Síria, "para um local seguro no Iraque", especificando que até sete mil prisioneiros poderão ser afetados.
O Iraque anunciou esta quinta-feira que vai iniciar processos contra os prisioneiros do grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) transferidos do nordeste da Síria pelas forças armadas norte-americanas, que temem vulnerabilidades de segurança na região.
Washington adiantou na quarta-feira que transferiu 150 membros do EI detidos numa prisão em Hassakeh, na Síria, "para um local seguro no Iraque", especificando que até 7.000 prisioneiros poderão ser afetados.
"Os terroristas não iraquianos permanecerão no Iraque apenas temporariamente", frisou o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, em comunicado, instando "os países a assumirem as suas responsabilidades e a repatriarem os seus cidadãos", em linha com a posição dos EUA desde a derrota do EI em 2019.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt