Israel estuda nova proposta de cessar-fogo em Gaza

Hamas já deu 'luz verde' ao plano que é quase idêntico à última proposta rejeitada pelo grupo

20 de agosto de 2025 às 01:30
Manifestação em Telavive para exigir a libertação imediata de todos os reféns Foto: AP
Partilhar

O governo israelita está a analisar uma nova proposta para um cessar-fogo de 60 dias em Gaza, já aceite pelo Hamas, e promete dar uma resposta até ao final da semana.

Segundo os mediadores do Egito e do Qatar, a proposta que está em cima da mesa é "quase idêntica" ao plano apresentado em julho pelo enviado norte-americano Steve Witkoff, o qual tinha sido rejeitado pelo Hamas. O grupo terrorista, porém, confrontado com a iminente ofensiva israelita para ocupar a Cidade de Gaza, decidiu agora dar 'luz verde' à proposta, a qual prevê a libertação de metade dos cerca de vinte reféns israelitas ainda vivos em troca de centena e meia de presos palestinianos. O plano prevê ainda o início imediato de negociações com vista a um acordo definitivo para pôr fim à guerra.

Pub

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, afirmou no fim de semana que Israel "já não está interessado num acordo parcial", adiantando que a prioridade agora é avançar com a ofensiva em larga escala para tomar o controlo de todo o território de Gaza. No entanto, os protestos de domingo, que levaram à rua dezenas de milhares de pessoas em várias cidades israelitas para exigir a libertação imediata dos reféns, juntamente com a crescente pressão internacional para permitir a entrada de ajuda em Gaza para travar as mortes por fome, poderão levar Netanyahu a mudar de ideias e aceitar a trégua.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar