Estónia ativa artigo 4.º da NATO depois da violação de espaço aéreo de aeronaves russas
Incursão ocorreu sobre o Golfo da Finlândia e envolveu três caças russos MIG-31.
Três caças russos violaram o espaço aéreo da Estónia esta sexta-feira. O país já veio anunciar a ativação do artigo 4.º da NATO, para consultas entre os Estados-membros, após o incidente. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, Kristen Michal, numa publicação feita nas redes sociais.
Segundo a agência noticiosa norte-americana, Associated Press, o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Estónia confirmou que três caças russos entraram no seu espaço aéreo sem autorização e permaneceram lá durante 12 minutos.
Margus Tsakhna, disse também que a Rússia violou o espaço aéreo da Estónia quatro vezes este ano, "mas a incursão de hoje é sem precedentes e descarada".
O MNE da Estónia disse que a incursão ocorreu sobre o Golfo da Finlândia e envolveu três caças russos MIG-31.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, já veio reagir à incursão russa e relacionou-o com a necessidade de se aprovar "rapidamente" o novo pacote de sanções contra a Rússia. "A Europa está do lado da Estónia diante da mais recente violação do nosso espaço aéreo", referiu von der Leyen citada pelo The Guardian. "À medida que as ameaças aumentam, a nossa pressão também aumenta", acrescentou a líder da Comissão Europeia.
A porta-voz da NATO também emitiu uma declaração e confirmou a resposta da Organização à aeronave russa. "Este é mais um exemplo do comportamento imprudente da Rússia", referiu Alison Hart.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt