Jornalista italiana detida no Irão há mais de uma semana
Autoridades iranianas ainda não apresentaram qualquer explicação oficial para a detenção.
Cecilia Sala, de 29 anos, encontra-se detida no Irão há mais de uma semana, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros italiano, citado pela Reuters.
A jornalista viajou para o Irão a 12 de dezembro com um visto de jornalista válido, tendo realizado várias entrevistas e produzido três episódios do seu podcast “Stories”. Estava prevista partir para Roma no dia 20 de dezembro, mas nunca chegou a acontecer.
Cecilia, que trabalha para o jornal Il Foglio e para a produtora de podcasts Chora Media, foi presa pela polícia em Teerão a 19 de dezembro e encontra-se em isolamento na prisão de Evin, conhecida por deter presos políticos.
Até ao momento, as autoridades iranianas não apresentaram qualquer explicação oficial para a sua detenção.
O embaixador italiano no Irão prestou uma visita à jornalista na prisão, esta sexta-feira e a mesma também já contactou a sua família. Contudo, a Chora Media revelou que a notícia da detenção não foi divulgada de imediato, numa tentativa de facilitar uma resolução rápida e discreta do caso, conforme a Reuters.
Não estão claros os motivos da detenção de Cecilia. Recorde-se que na semana passada, o Irão convocou um diplomata italiano e o embaixador suíço – que representa os interesses dos Estados Unidos no país – após a detenção de dois cidadãos iranianos, incluindo um em Itália, a pedido de Washington.
A produtora Chora Media lançou a hashtag #FreeCecilia, pedindo a libertação imediata da jornalista e afirmando que a prisão como uma tentativa de censura não pode ser tolerada nem por Itália, nem pela restante Europa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt