Juíz manda libertar centenas de imigrantes ilegais detidos pelas políticas de Trump

Tribunal federal do Illinois considerou ilegal detenção de mais de 600 pessoas.

13 de novembro de 2025 às 09:24
Política anti-imigratória de Trump tem esbarrado na justiça Foto: DR
Partilhar

Um juíz federal do Estado norte-americano do Illinois deu ordem de libertação a centenas de imigrantes ilegais detidos sem mandado pelas autoridades, como parte das políticas anti-imigração da administração Trump.

A decisão, comunicada esta quarta-feira e noticiada localmente por uma afiliada local da CNN norte-americana, deu razão à queixa levanta por duas associações de defesa dos direitos civis contra o que estas entenderam ser a detenção ilegal de 3.500 entre os meses de junho e outubro deste ano.

Pub

A justiça entendeu agora que 615 pessoas “um pouco por todo o país” devem agora ser libertadas, uma vez que não há mandado para a sua detenção e que estas não representam uma ameaça à segurança.

A secretaria de Estado da Segurança Interna dos EUA criticou a decisão, que caracterizou como politicamente motivada, acusando o juíz responsável de um ato de “ativismo”. A posição oficial acusa ainda o tribunal de "colocar em risco as vidas" de cidadãos americanos.

Esta decisão é mais um revés na política anti-imigração e de deportações em massa perseguida pela atual presidência dos EUA, que em muitos casos tem esbarrado nos tribunais por violações dos direitos humanos, com vários casos de uso excessivo da força por parte dos Serviços de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE, na sigla inglesa), famílias separadas e de pessoas deportadas mesmo estando legalmente no país.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar