Justiça volta a suspender a posse de Lula

É a terceira decisão judicial que anula a posse.

Brasil, Lula da Silva, Casa Civil, suspensão, posse, Dilma Rousseff, Luciano Tertuliano da Silva, política Foto: EPA
Partilhar

Um juíz da cidade de Assis, no interior do estado de São Paulo, Luciano Tertuliano da Silva, voltou a suspender ao início da noite desta sexta-feira a tomada de posse do ex-presidente Lula da Silva no cargo de ministro da Casa Civil do governo de Dilma Rousseff, realizada um dia antes. É a terceira decisão judicial anulando a posse do antigo governante decretada em 24 horas.

As duas anteriores, uma da justiça de Brasília e a outra da justiça do Rio de Janeiro, já tinham sido derrubadas pelo Advogado-Geral, que defende o governo, José Eduardo Cardoso, e Lula voltou a ser ministro por algumas horas, mas a nova suspensão deixa-o outra vez sem cargo. Além das três acções já decididas, ao início da noite desta sexta havia outras 52 ainda à espera de análise por juízes de todo o Brasil, 12 delas no Supremo Tribunal Federal.

Pub

Para tentar evitar ter de recorrer nos mais diversos tribunais do país a cada um desses pedidos de anulação da posse de Lula, Cardoso repetiu esta sexta o pedido feito quinta ao Supremo para que a corte considerasse nulas todas as acções de uma vez. Mas o presidente da máxima corte brasileira, Ricardo Lewandowski, que parece não ter gostado da insistência, avisou através da sua assessoria que não tomaria decisão alguma, nem contra nem a favor do pedido do ministro, nesta sexta-feira. (FIM).

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar