Kim Jong-un inaugura megacomplexo turístico na Coreia do Norte
Estância turística tem capacidade para 20 mil hóspedes e abre a 1 de julho.
Chama-se Kalma, e fica em Wonsan, na zona costeira da Coreia do Norte. É a nova estância turística do país e a cerimónia de inauguração contou com a presença do líder norte-coreano, Kim Jong-un, que esteve acompanhado da sua mulher Ri Sol-ju e da filha, Ju-ae.
O resort, cuja abertura está prevista para 1 de julho, conta com vários hotéis com capacidade para 20 mil turistas, tem piscinas, campos de ténis, lojas, restaurantes e praias. Segundo a KCNA, agência de notícias oficial da Coreia do Norte, o serviço vai estar disponível para turistas nacionais, não se sabendo para já quando irá receber estrangeiros.
Kim Jong-un acredita que o Kalma é o “primeiro grande passo” para o desenvolvimento do setor do turismo no país. “A área costeira de Wonsan Kalma deve desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento da cultura turística da Coreia do Norte”, disse Kim no evento.
A abertura desta estância turística levará a Coreia do Norte a anunciar uma maior flexibilização das fronteiras, após anos de restrições devido à pandemia da COVID-19. O país reabriu em agosto de 2023, após quase quatro anos de encerramento das fronteiras. Só em fevereiro de 2024, é que os primeiros turistas, um grupo de cerca de 100 russos, visitaram Pyongyang e uma estância de esqui perto de Wonsan. Mesmo antes da pandemia, o turismo na Coreia do Norte era limitado com cerca de cinco mil visitantes ocidentais por ano.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt