LETIZIA NÃO POSOU NUA
Está desfeito o 'mistério'. O pintor Oswaldo Saavedra decidiu finalmente dar a conhecer ao mundo 'toda a verdade': Letizia Ortiz, a noiva de Felipe das Astúrias, herdeiro da coroa espanhola, nunca posou nua (ou sequer seminua) para ele. O artista cubano afirma ter-se baseado apenas numa fotografia daquela que um dia será rainha de Espanha. Tudo o resto foi fruto da sua imaginação.
Foi esta semana que a 'estalou' o escândalo: Letizia, que se tornou amiga de Saavedra numa das suas muitas estadas no México, onde o pintor reside, posou seminua para uma das suas criações. A pintura, que serviu ainda de poster para um CD do popular grupo mexicano Maná, correu mundo e suscitou as mais dúbias interpretações.
Desde então, como seria de esperar, Saavedra não teve descanso. Farto de más interpretações, o autor decidiu explicar tudo aos jornalistas que lhe telefonaram de todos os cantos do mundo. E foi peremptório: 'Leti' (como carinhosamente trata a amiga) não pousou nua e a sua pintura foi baseada apenas numa fotografia.
Naquela, Letizia tinha umas folhas de papel nas mãos e vestia uma camisola justa amarela. Traços inspiradores suficientes para Saavedra 'soltar' a sua imaginação e pintar uma rapariga com um avião de papel a arder na mão. Aliás, o pintor acrescenta que não precisa de despir ningém para saber o que está sob a roupa. "Como artista uso a imaginação, baseando-me na realidade", explica.
E o artista acrescenta mais explicações: quando fazia uma pós-graduação em jornalismo em Guadalajara, Letizia foi a sua musa inspiradora em mais duas obras, das quais uma está em seu poder e outra está nas mãos de um coleccionador privado.
A imagem de Letizia semi-nua também, foi capa do álbum 'Suenos Liquidos', dos Maná. Mas a imagem de Letizia não ficou por aqui e serviu, também, para ilustrar um livro de poemas e para uma edição especial de uma revista, sobre cidades latino-americanas.
O pintor cubano assegura que a família real ainda não fez nenhuma queixa sobre a polémica.
A boda do príncipe Felipe das Astúrias e da jornalista Letizia Ortiz já tem hora marcada. A cerimónia, que vai ser presidida pelo Arcebispo de Madrid Rouco Varela, será celebrada às onze horas no próximo dia 22 de Maio na Catedral de Almudena.
Os pormenores daquele que será o 'casamento do século' na Europa estão praticamente na fase final. Fontes do Palácio de Zarzuela, residência oficial dos reis de Espanha, levantaram mais uma pontinha do véu e avançaram com mais alguns detalhes : após pronunciarem o 'sim', os noivos percorrerão as ruas da capital para receber as felicitações da população. Mais: a louça, que vai servir o almoço de copo d' água vai ser escolhida por responsáveis do Património Nacional.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt