Líder da oposição a Putin em estado “crítico” na prisão
Navalny poderá estar a ser envenenado e o seu estado de saúde é grave.
O opositor russo Alexey Navalny, detido desde 2021 e atualmente a cumprir 11 anos de cadeia, está em estado “crítico”, afirmou esta sexta-feira um aliado.
De acordo com Ruslan Shaveddinov, na semana passada foi chamada uma ambulância à colónia penal de Melekhovo, 250 km a leste de Moscovo, indício seguro de que “a situação deve ser muito grave”.
Navalny suspeita de novo envenenamento depois de, em 2020, ter sido envenenado com novichock quando viajava para a Sibéria. Nessa altura foi salvo graças aos cuidados médicos que recebeu em Berlim, para onde foi autorizado a ser transferido de emergência.
Questionado sobre as suspeitas de que o líder da oposição a Vladimir Putin possa estar a ser envenenado aos poucos, o porta-voz da Presidência russa, Dmitry Peskov, disse que o Kremlin não segue o estado de saúde de Navalny, questão que remeteu para os serviços penitenciários.
Para Shaveddinov, as autoridades estão a tentar vergar Navalny, colocando-o em cela de isolamento a pretexto de pequenas infrações ou mesmo sem lhe dar qualquer justificação.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt