Líder de Macau solidário com vítimas do acidente do Elevador da Glória

Sam enviou também as "mais sentidas condolências a Portugal e à cidade de Lisboa".

05 de setembro de 2025 às 14:43
Sam Hou Fai Foto: Justin Chan/AP
Partilhar

O líder do Governo de Macau, Sam Hou Fai, enviou, esta sexta-feira, uma carta ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a manifestar de pesar e solidariedade para com vitimas do acidente com o Elevador da Glória.

"Quero, (..), nesta hora, endereçar os mais profundos sentimentos às vítimas e às suas famílias e expressar a nossa solidariedade a todos os envolvidos nesta tragédia" ocorrida em Lisboa, escreveu o chefe do Executivo, referindo-se ao acidente em que correram 16 pessoas e 23 ficaram feridas.

Pub

Sam enviou também as "mais sentidas condolências a Portugal e à cidade de Lisboa pelo trágico acidente (...) que provocou a perda irreparável de vidas humanas".

O dirigente falou de um "momento de dor, consternação e luto", mas demonstrou confiança em como "o povo português conseguirá enfrentar este momento particularmente duro e ultrapassar esta situação dramática".

O acidente de quarta-feira provocou 16 mortos e ferimentos em 23 pessoas, nove das quais ainda estão internados em hospitais de Lisboa, sendo que cinco estão nos cuidados intensivos e outra no serviço de observação de urgência.

Pub

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, esta sexta-feira, que estão confirmadas as nacionalidades das 16 vítimas mortais: cinco portugueses, dois sul-coreanos, um suíço, três britânicos, dois canadianos, um ucraniano, um norte-americano e um francês.

Na quinta-feira à noite, a Direção dos Serviços de Turismo (DST) de Macau sublinhou que não recebeu qualquer pedido de informação ou assistência, relacionado com o acidente, por parte de residentes do território.

Ainda assim, a DST garantiu que irá "seguir atentamente a evolução" da situação e manter-se "em contacto estreito" com a diplomacia chinesa e com a Delegação Económica e Comercial de Macau, em Lisboa.

Pub

Na terça-feira, o Governo da região disse à Lusa que Sam Hou Fai adiou, sem data prevista, uma visita a Portugal e Espanha, marcada para o período entre 16 e 23 de setembro, e que teria sido a primeira deslocação ao estrangeiro desde que tomou posse, em dezembro.

Pelo contrário, o Gabinete de Comunicação Social de Macau confirmou, esta sexta-feira, Sam Hou Fai irá encontrar-se com o primeiro-ministro Luís Montenegro, que irá estar na região em 09 e 10 de setembro.

De acordo com o programa provisório, Montenegro terá ainda uma visita à Escola Portuguesa de Macau e uma receção à comunidade portuguesa, com um passeio pelas ruas desta região, onde visitará as Ruínas de São Paulo e o Largo do Senado.

Pub

A passagem por Macau faz parte de uma deslocação de cinco dias à China, começando pela capital Pequim, onde terá um encontro com o líder chinês Xi Jinping, e ao Japão, com paragens em Tóquio e na Expo Osaka.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar