LÍDER DO CARTEL DE CALI DE NOVO DETIDO
O narcotraficante colombiano Gilberto Rodríguez Orejuela, cabecilha do já dissolvido Cartel de Cali, foi capturado naquela cidade colombiana, anunciou a Procuradoria de Bogotá. Rodríguez foi libertado, em Novembro do ano passado, quando estava a cumprir uma pena pelo mesmo crime, uma decisão que na altura causou bastante polémica entre o presidente Álvaro Uribe e o juiz que ordenou a libertação.
Um porta-voz judicial assinalou que Rodríguez está novamente acusado de tráfico de droga e de associação criminosa. Os factos remontam a 1995 quando o irmão de Gilberto, Miguel Orejuela, confessou que os dois lideravam uma operação de tráfico de droga.
O “xadrezista”, como era conhecido, foi detido por elementos do Corpo Técnico de Investigação (CTI), em Cali. Rodríguez encontrava-se em liberdade condicional após ter cumprido sete anos de uma pena de 20 que lhe foi aplicada por crimes ligados ao narcotráfico. À data da libertação o juiz do processo justificou a decisão com a colaboração com a Justiça, bom comportamento, estudo e trabalho na cadeia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt