EUA matam um dos líderes do Daesh em ataque aéreo com drone na Síria
Maher al-Agal, um dos cinco principais líderes do grupo jihadista, foi morto num ataque aéreo com drones a noroeste do país.
O líder do Daesh na Síria foi morto num ataque aéreo dos EUA.
A informação foi revelada esta terça-feira pelo exército norte-americano.
Maher al-Agal, um dos cinco principais líderes do grupo jihadista, foi morto num ataque aéreo com drones a noroeste da Síria, revelou o Comando Central em comunicado. Um colaborador próximo ficou gravemente ferido.
"Foi feito um extenso planeamento nesta operação para assegurar a sua execução bem sucedida. Um relatório preliminar indica que não houve baixas civis", acrescentava a declaração.
Al-Agal foi responsável pelo desenvolvimento das redes ISIS fora do Iraque e da Síria.
Os Estados Unidos têm cerca de 900 tropas na Síria, a maior parte das quais no leste do país, dispersas ao longo de uma década de guerra civil.
No auge do seu poder de 2014-2017, o Daesh governou milhões de pessoas e reivindicou a responsabilidade e inspirou ataques em dezenas de cidades de todo o mundo.
Abu Bakr al-Baghdadi, o seu líder, declarou um califado sobre um quarto do Iraque e da Síria em 2014, antes de ser morto numa rusga pelas forças especiais norte-americanos no noroeste do país em 2019, quando o grupo entrou em colapso.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt