Local de gravação dos 'Teletubbies' no centro de batalha judicial familiar no valor de 7,6 milhões de euros

Morte do fundador do estabelecimento despoletou uma disputa familiar que colocou a mãe, apoiada pela filha, contra os dois filhos.

14 de janeiro de 2026 às 12:58
Teletubbies Foto: Direitos Reservados
Partilhar

Uma loja de produtos de agricultura e centro de jardinagem, que foi um dos locais de gravação do programa televisivo para crianças 'Teletubbies', está no centro de uma batalha judicial de família no valor de 6,6 milhões de libras (cerca de 7,6 milhões de euros).

O estabelecimento 'Country Market', em Bordon, Hampshire, no Reino Unido, é um destino popular de compras, venda de artigos usados e local de gravação da TV e agora enfrenta uma guerra entre a matriarca de 86 anos, June Marshall, apoiada pela filha Sharon, e os dois filhos Gary e Dean Marshall, avança o jornal britânico Independent.

Pub

O local funciona como uma loja de produtos de agricultura desde 1971 gerida pela família Marshall. Ao longo dos anos, o negócio prosperou e expandiu para várias concessões, incluindo um talho que venceu vários prémios. O espaço recebeu ainda visitas regulares de equipas de televisão para gravações.

Mas o cenário para uma luta familiar foi montado quando o "fundador pioneiro", Peter Marshall, morreu aos 81 anos em janeiro de 2017, deixando várias questões sobre o futuro do negócio.

A família está agora em guerra no Tribunal Superior de Londres, com June e Sharon Edwards, de 62 anos, a processar os homens da família, insistindo que se devia acabar com o negócio, vender o espaço e dividir os lucros.

Pub

No entanto, os irmãos Gary, de 61 anos, e Dean Marshall, de 57, que cuidam da quinta e da loja no dia-a-dia, estão desesperados para manter o negócio vivo e nas mãos da família.

O 'Country Market' foi fundado por Peter e June Marshall, na década de 1970. A esposa ajudava a vender os produtos conduzindo de casa em casa.

Em 1983, Peter, cuja família usava a área para agricultura desde a década de 1850, conseguiu adquirir mais terreno para o negócio e, em pouco tempo, o 'Country Market Partnership' lançou uma série de atrações no local, incluindo uma venda de artigos usados, um restaurante, centro de jardinagem e lojas.

Pub

O estabelecimento recebeu ainda vários programas de televisão para gravações, incluindo "South Today", "Country Ways" e os "Teletubbies". A famosa série para crianças é facilmente reconhecida pelo cenário da Teletubby land, filmado em Wimpstone, mas grande parte das cenas fora da icónica paisagem verde foi gravada no 'Country Market'.

Passados alguns anos, a parceria entre Peter e June passou a incluir os três filhos - Gary, Dean e Sharon.

Gary and Dean tornaram-se figuras-chave no espaço durante mais de 40 anos, com o mais velho a juntar-se a Peter na quinta em 1980 e Dean a seguir as pisadas do pai e irmão 12 anos depois.

Pub

Após a morte de Peter, começaram as disputas relativas "à dissolução da sociedade e ao pagamento da parte de Peter na firma", conforme foi relatado ao tribunal.

Surgiram também divergências "quanto à extensão da área incluída na propriedade da sociedade" e se a parceria da loja de fazenda tinha sido extinta com a morte de Peter.

June e a filha Sharon entraram recentemente com um pedido no Tribunal Superior de Londres para que a sociedade fosse formalmente dissolvida e vendida. A defesa das duas mulheres argumenta que a morte de Peter Marshall pôs fim à 'Country Market Partnership' e que nenhum dos membros da família tem "direito a continuar a operar" no local.

Pub

June contou em tribunal que terá dificuldades financeiras se o negócio continuar de pé, uma vez que a matriarca precisa de vender a parte dela e de Peter para ter "fundos suficientes".

Já os dois filhos, numa nota escrita, negam que a morte do pai despoletou a dissolução da parceria, realçando apenas que Peter "deixou de ser um membro" quando faleceu.

June and Sharon asseguram que os irmãos chegaram a aceitar previamente que a parceria terminasse, tendo apresentado uma carta enviada pelos advogados de Gary e Dean em setembro de 2019. "Não há disputa entre os envolvidos que a parceria tem de ser dissolvida e o negócio vendido", lê-se na carta. Segundo os advogados dos irmãos, faltaria apenas resolver a disputa de terrenos.

Pub

Entretanto, a defesa de Gary e Dean afirmou que as afirmações foram feitas de forma errada e seria injusto não permitir a retirada das mesmas.

Contudo, o juiz decidiu contra os irmãos, afirmando que a admissão da carta estava feita e negou a possibilidade de retirar as declarações antes do julgamento começar.

O caso irá regressar a julgamento, exceto caso um acordo seja alcançado entre ambas as partes.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar