Lula acusa Trump de querer governar o mundo pelo Twitter
Presidente brasileiro garante não ter nem nunca ter tido um telemóvel, e é a mulher quem filtra as informações que avalia deverem chegar até ao marido.
O presidente brasileiro, Lula da Silva, acusou esta terça-feira o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, de estar a governar o mundo através das redes sociais. Lula fez a afirmação num evento público na cidade de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul, no extremo sul do país.
“No meu gabinete é proibido entrar com telemóvel. Mas vocês já perceberam queo presidente Trump quer governar o mundo pelo Twitter (actual X)? É fantástico. Todo o dia ele fala alguma coisa e o mundo também fala uma coisa. É possível eu tratar o povo com respeito se eu não olhar na cara de vocês?”-Perguntou o veterano presidente brasileiro, de 80 anos, que está no seu terceiro mandato e é candidato a uma nova reeleição nas presidenciais de outubro próximo.
Lula é assumidamente avesso a redes sociais e, acima de tudo, a telemóveis. Ele garante não ter nem nunca ter tido um aparelho, e é a mulher, Janja, quem filtra as informações que avalia deverem chegar até ao marido.
No seu gabinete presidencial, Lula já chegou a interromper reuniões e conversas com assessores, convidados e autoridades no início do seu terceiro mandato, iniciado em 2023, ao perceber que os interlocutores olhavam os telemóveis. Depois, proibiu que qualquer tipo de telemóvel entre no seu gabinete, seja de quem for, pois, alega, se as pessoas vão até lá para falar com ele têm de olhar para ele e ouvir o que ele diz.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt