Lula da Silva cancela agenda pelo segundo dia consecutivo por questões de saúde

Presidente do Brasil sentiu-se mal durante uma reunião no Palácio do Planalto e foi levado para um hospital de Brasília.

Lula da Silva Foto: Andre Borges
Partilhar

O presidente do Brasil, Lula da Silva, cancelou esta terça-feira toda a sua agenda de trabalho pelo segundo dia consecutivo por questões de saúde. Na véspera, Lula, de 79 anos, sentiu-se mal durante uma reunião no Palácio do Planalto, sede da presidência, logo após o almoço, foi levado para um hospital de Brasília e teve diagnosticado um quadro de labirintite.

O governante teve alta cerca de duas horas depois e foi orientado a permanecer em repouso no Palácio da Alvorada, a residência oficial em Brasília, até nova avaliação médica. Na manhã desta terça-feira, médicos foram até ao palácio reavaliar o veterano político e constataram que o quadro de fortes tonturas permanecia, pelo que mantiveram a orientação de repouso pelo menos por mais 24 horas.

Pub

Quando Lula começou a ficar com tantas vertigens que quase não conseguia ficar de pé, na segunda-feira, houve uma grande preocupação entre assessores, não apenas pela idade do chefe de Estado mas também pelo histórico recente de problemas de saúde. Em fevereiro passado, Lula teve de ser transferido de emergência de Brasília para São Paulo e operado de madrugada após sentir dores fortes na cabeça e os médicos descobrirem um coágulo no cérebro.

O coágulo foi provocado por uma queda que Lula sofreu em Outubro do ano passado na casa de banho do Palácio da Alvorada ao cair para trás e bater com a nuca no chão ao cortar as unhas dos pés. O ferimento na nuca provocado pela queda precisou ser soturado com cinco pontos e parecia que o acidente tinha terminado por aí, mas meses depois surgiu o coágulo que obrigou à intervenção cirúrgica emergencial.

Na avaliação feita segunda-feira no Hospital Sírio Libanês de Brasília, os médicos afastaram, em princípio, que as tonturas e o quadro de labirintite tenham alguma relação com a queda do ano passado e com a cirurgia ao crâneo. Mas Lula vai ser reavaliado novamente esta quarta-feira e, se for considerado necessário, realizará novos exames mais detalhados.

Pub

A reunião agendada para, esta terça-feira, no Palácio do Planalto entre o presidente do Conselho Europeu, António Costa, e Lula da Silva, foi cancelada, na sequência do problema de saúde do chefe de Estado brasileiro, disse à Lusa fonte diplomática.

A mesma fonte disse ainda que uma eventual reunião entre os dois responsáveis, para quarta-feira, está ainda por confirmar.

António Costa encontra-se no Brasil para aprofundar a cooperação entre o país e a União Europeia (UE), nomeadamente ao nível político e comercial e discutir com Lula da Silva o contexto geopolítico mundial e o Acordo UE-Mercosul (Mercado Comum do Sul), cujas negociações foram concluídas em dezembro passado.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar