Lula diz que Brasil é mais democrático do que EUA em muitos aspetos

Declarações foram feitas num contexto de crítica ao relatório do Departamento de Estado norte-americano, que acusa Brasília de violações dos direitos humanos.

14 de agosto de 2025 às 07:58
Lula da Silva Foto: EPA/Lusa
Partilhar

O Presidente do Brasil afirmou que o país sul-americano é mais democrático do que os EUA em muitos aspetos, numa crítica ao relatório do Departamento de Estado norte-americano, que acusa Brasília de violações dos direitos humanos.

Lula da Silva afirmou na quarta-feira que os Estados Unidos ignoram a Constituição brasileira ao afirmarem no relatório, divulgado na terça-feira, que o Brasil viola os direitos humanos por alegadamente perseguir um antigo presidente da República e por permitir que um juiz do Supremo Tribunal Federal atue como um ditador.

Pub

"Não é possível que ele [Donald Trump] não conheça a nossa Constituição. Não é possível que ele não conheça que este país aqui em muitas coisas é muito mais democrático que os Estados Unidos da América", disse Lula da Silva num discurso, no Palácio do Planalto, no encerramento de um evento sobre economia solidária.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar