page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Herança de sangue Há heranças que não se escolhem.

Lula da Silva diz que não se vai humilhar ao ligar para Trump

Pelo menos 10 mil empresas correm o risco de serem afetadas devido às tarifas sobre os produtos brasileiros exportados para os EUA, de acordo com as estimativas.

06 de agosto de 2025 às 22:21

No dia em que uma pesada sobretaxa de 50% começou a incidir sobre produtos brasileiros exportados para os EUA, o presidente do Brasil, Lula da Silva, reafirmou esta quarta-feira que não vai ligar para o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, para tentar reduzir essas tarifas. Numa postura cada vez mais radical tanto em questões internas quanto externas, Lula afirmou que ligar para o poderoso presidente dos EUA seria uma humilhação.

“Pode ter a certeza de uma coisa: no dia em que a minha intuição me disser que o Trump está disposto a conversar, eu não terei dúvida de ligar para ele. Mas hoje a minha intuição diz que ele não quer conversar. E eu não vou me humilhar", declarou o governante, desfazendo as esperanças dos ministros e assessores que têm insistido para ele ter um gesto de humildade e telefonar para Trump, como fizeram com êxito chefes de Estado de todo o mundo.

A estimativa é que pelo menos 146 mil empregos poderão ser perdidos no Brasil num primeiro momento devido às tarifas, e que pelo menos 10 mil empresas, grande parte delas pequenas e médias, poderão ser afetadas. Mas Lula continua intransigente, faz ataques diários aos EUA e a Donald Trump, e reclama que ninguém do governo norte-americano aceita conversar com o seu vice-presidente, Geraldo Alckmin, nem com os seus ministros.

“O vice-presidente Geraldo Alckmin está tentando negociar, assim como o ministro da Economia, Fernando Haddad, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Mauro Vieira. Mas o que nós não encontramos é interlocução, ninguém fala com a gente", queixou-se o veterano político.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Boa Tarde

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8