Lusodescendente Jack Teixeira condenado a 15 anos de prisão por divulgar informações secretas dos EUA
Fuga foi considerada uma das mais graves violações da segurança nacional dos EUA.
O lusodescendente detido por divulgar na internet informações secretas dos Estados Unidos foi condenado a 15 anos de prisão, revela a Reuters.
Jack Teixeira, que está na prisão desde março do ano passado, admitiu ter recolhido ilegalmente alguns dos segredos mais sensíveis dos Estados Unidos e partilhado na rede social Discord.
Segundo a agência Reuters, o militar compartilhou informações confidenciais para se gabar de ter acesso a documentos secretos sobre países como Israel, Palestina, Síria, Irão, Ucrânia e China.
Os procuradores apontaram que o jovem, na altura da sua detenção em junho do ano passado, divulgou ficheiros confidenciais a um grupo de jogadores na aplicação de mensagens Discord. O material confidencial continha informações militares altamente sensíveis, incluindo sobre a guerra na Ucrânia.
A Fuga foi considerada uma das mais graves violações da segurança nacional dos EUA. Os documentos que foram divulgados continham informações que poderiam causar danos excecionalmente graves à segurança nacional.
Os advogados do jovem disseram que Jack “lamenta as decisões que tomou e os danos que causou” e que a sua intenção nunca foi prejudicar o país.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt