Macron e Le Pen reivindicam vitória no debate
Sondagem indica que 63% dos espectadores consideraram o centrista “convincente”.
A candidata de extrema-direita Marine Le Pen e o rival centrista Emmanuel Macron continuaram ontem uma disputa tensa no rescaldo do debate televisivo da noite de quarta-feira, já considerado o mais marcado por insultos da história das presidenciais em França. Ambos reclamaram vitória no debate, mas uma sondagem junto dos telespectadores indica que 63% acharam Macron "mais convincente".
"Antes de tudo, quis levantar o véu, e penso que tive sucesso. Quis mostrar quem é Macron. De onde vem. Que interesses defende.", afirmou Le Pen, que no debate acusou o rival de ser o candidato do sistema e "da globalização selvagem".
Macron, por seu lado, considera ter mostrado que Le Pen "não ama a liberdade", pela forma como trata as minorias religiosas, os imigrantes e os jornalistas, entre outros. O centrista anunciou ainda um processo por difamação em resposta a uma insinuação de Le Pen, que falou de uma alegada conta de Macron num paraíso fiscal.
Os principais jornais franceses deram também a vitória a Macron "num debate sujo", pautado por "agressões constantes", especialmente de Le Pen. O ‘Le Monde’ denunciou as "propostas absurdas" da candidata, acusada pelo ‘Libération’ de "inundar o debate com desinformação".
Processo-crime por conta nas Bahamas
PORMENORES
Obama apoia Macron
O ex-presidente norte-americano Barack Obama gravou um vídeo de apoio a Macron, que elogia por apelar "à esperança das pessoas e não aos seus medos".
O debate menos visto
O debate Le Pen-Macron bateu recordes negativos de audiência, com apenas 16,5 milhões de espectadores. Em 1988, o debate Chirac-Mitterrand teve 30 milhões de espectadores.
Le Pen atacada com ovos na Bretanha
Cerca de 50 manifestantes gritaram "Fora com os fascistas!" e atiraram ovos, que falharam o alvo mas forçaram a candidata de extrema-direita a entrar à pressa nas instalações da empresa. Macron venceu a primeira volta na Bretanha, com 29%. Le Pen foi quarta com 15%.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt