Macron equaciona nomear Sarkozy primeiro-ministro
Antigo presidente francês vai ser recebido pelo atual chefe de Estado.
O presidente francês, Émmanuel Macron, está a equacionar nomear o antigo chefe de Estado francês Nicolas Sarkozy primeiro-ministro, avançou a RFI.
Na sexta-feira, Sarkozy entrou no debate sobre a nomeação iminente de um novo chefe do Governo, apelando para que seja do seu campo conservador, por considerar que "França é de direita".
"Gostaria que a minha família política [Os Republicanos] trabalhasse no sentido de nomear um primeiro-ministro de direita, em vez de ceder à opção fácil de nomear alguém de esquerda", disse numa entrevista ao jornal Le Figaro. "A direita deve assumir a responsabilidade de governar", acrescentou.
O antigo presidente francês vai ser recebido por Macron na segunda-feira, enquanto o nome de Bernard Cazeneuve, antigo primeiro-ministro do Partido Socialista gaulês, continua também a ser cogitado. Tanto Cazeneuve como o ex-presidente François Hollande vão reunir-se igualmente com Macron na segunda-feira no Palácio do Eliseu, sobre a sucessão a Gabriel Attal, que já deixou a chefia do Executivo há 47 dias.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt