Madrid aplica 180 multas a manifestantes do acampamento nas Portas do Sol
Do número total de coimas, 100 estão relacionadas com a limpeza da via pública.
A Câmara Municipal de Madrid emitiu 180 multas devido ao consumo de álcool, drogas e à falta de higiene no acampamento pela crise da habitação na zona das Portas do Sol.
De acordo com o El Mundo, que cita a vice-presidente da autarquia de Madrid, Inma Sanz, 76 das multas foram emitidas ao abrigo da Lei da Segurança dos Cidadãos espanhola e mais de 100 estão relacionadas com a limpeza da via pública. Segundo Sanz exemplificou, multas foram aplicadas por pessoas urinarem e deixarem lixos nas ruas.
A autarquia adiantou também que ainda não foi possível averiguar ao detalhe os danos e os prejuízos causados no património da cidade, mas que já observou "danos graves e claramente visíveis" em monumentos como o Urso e o Medronheiro, a estátua de Mariblanca e a escultura de Carlos III.
Madrid, avança o mesmo jornal, tem vários processos em curso para investigar mais situações semelhantes.
As manifestações começaram quando, a 23 de setembro, Maricarmen, de 87 anos, foi despejada da habitação onde vivia no bairro do Retiro, em Madrid. A idosa, que morreu a 7 de outubro, levantou a questão dos diretos pela habitação.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt