Mãe de Navalny já viu corpo do filho mas acusa autoridades russas de planearem "funeral secreto"
Certidão de óbito, revelada esta quinta-feira, refere que morreu de causas naturais.
A mãe de Alexei Navalny, Lyudmila Navalnaya, disse esta quinta-feira que as autoridades russas estão a "planear um funeral secreto" para o filho, segundo avança a Reuters. Lyudmila, em declarações feitas para um vídeo no YouTube, diz não concordar com a decisão."Eles querem que isto seja feito em segredo, sem despedida. Querem levar-me para a beira de um cemitério, para uma sepultura fresca e dizer: aqui está o vosso filho. Não concordo com isso", refere.
Diz ainda, no mesmo vídeo, que já viu o corpo do filho e que as autoridades russas a ameaçaram dizendo que se não aceitar o funeral secreto irão fazer alguma coisa com o cadáver de Navalny.
Esta quinta-feira também foi revelado pela equipa de Navalny que a certidão de óbito refere que morreu de causas naturais.
O chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, disse que vários membros do G20 questionaram hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, sobre a morte de Alexei Navalny, mas que este escolheu o silêncio.
"Foi discutido na mesa, algumas pessoas questionaram sobre o caso", começou por dizer Josep Borrell a uma pequeno grupo de jornalistas, à margem do último dia de reuniões dos chefes da diplomacia das 20 maiores economias do mundo, na cidade brasileira do Rio de Janeiro.
"Silêncio do lado russo", sintetizou o chefe da diplomacia da União Europeia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt