Maioria dos brasileiros aprova a prisão de Jair Bolsonaro
55% dos inquiridos consideram que o ex-presidente do Brasil desafiou claramente as medidas cautelares inicialmente impostas pelo juiz para se manter em liberdade.
Não obstante a enorme polémica que a medida provocou ao ser decretada no passado dia 4, a maioria dos brasileiros aprova a prisão domiciliária imposta ao ex-presidente Jair Bolsonaro pelo juiz relator dos seus processos, Alexandre de Moraes. Quem o diz é o Instituto Genial Quaest, depois de ter feito uma sondagem sobre o polémico assunto entre os passados dias 13 e 17.
De acordo com o levantamento, que ouviu cidadãos em todas as regiões do Brasil, 55% consideram a prisão de Bolsonaro justa, porque, alegam, que o ex-presidente do Brasil desafiou claramente as medidas cautelares inicialmente impostas pelo juiz para se manter em liberdade. Bolsonaro é arguido por tentativa de golpe de Estado e começa a ser julgado no próximo dia 2 de setembro.
Já 39% dos inquiridos pela sondagem consideraram essa prisão totalmente injusta, concordando com as alegações de Bolsonaro de que é perseguido. Outros 6% preferiram não opinar ou disseram não ter opinião formada sobre o tema.
Entre os que avaliam a prisão de Bolsonaro justa, 93% dizem-se de esquerda, 84% dos quais assumiram ter votado em Lula nas presidenciais de 2022. Já entre os que dizem que a prisão do antigo presidente é injusta 87% assumem-se de direita e 83% disseram ter votado em Bolsonaro em 2022.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt