Maioria dos produtos vendidos nas lojas de Trump são "Made in China"
Presidente norte-americano avançou com taxas de 145% sob os produtos importados da China. Pequim retaliou com tarifas de 125% os produtos dos EUA.
O presidente norte-americano, Donald Trump, tem vindo a ser alvo de críticas já que a maioria dos produtos que são vendidos nos seus hotéis, lojas e na Trump Tower, em Nova Iorque, têm a indicação na etiqueta de que são feitos nos países orientais. Ainda que a China seja o principal país taxado por Trump, uma vez que as taxas subiram para 145% sob os produtos importados de Pequim, parece que o presidente continua a vender as recordações da sua loja oriundas desse mesmo país.
Segundo o The Economic Times, nas várias lojas espalhadas pelos EUA, o presidente norte-americano vende produtos com o seu nome, com a sua cara e até com frases famosas proferidas pelo próprio, inclusive durante a campanha. Os bonés com a frase "Make American Great Again" (Tornar a América grande de novo) são dos artigos mais procurados pelos seus simpatizantes. O curioso, e que não tem passado ao lado de vários utilizadores das redes sociais, é que muitos dos produtos que preenchem as prateleiras das lojas de Trump são feitos na China, no Paquistão, no Bangladesh e no Vietname.
Os bonés são vendidos por 32 dólares (cerca de 28 euros) e são produzidos no Bangladesh. O The Economist Times confirma ainda que o polo de Golfe Greg Norman, custa 80 dólares (aproximadamente 70,75 euros) e são feitas no Vietname. Já os produtos de pele e o condicionador para o cabelo são comprados ao Canadá, país que também é taxado pelos EUA.
Donald Trump tem deixado claro que pretende que a América domine e a expressão "America First" é o resumo da sua ideologia. Numa tentativa de atingir o objetivo, as tarifas implementadas têm provocado uma guerra tarifária sentida na economia mundial e nas bolsas de valores.
Recorde-se que a Casa Branca anunciou que ia impor tarifas de 145% contra a China. Pequim já retaliou e avançou com tarifas de 125% contra os EUA.
@waltermasterson #tariffs ? original sound - Walter Masterson
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt