Marido de Isabel dos Santos condenado a um ano de prisão no Congo
Sindika Dokolo diz que o processo tem motivações políticas.
O genro do presidente angolano, José Eduardo dos Santos, revelou esta quinta-feira que um tribunal congolês o condenou - num julgamento que decorreu na sua ausência - a uma pena de um ano de prisão por fraude imobiliára, uma decisão que ameaça esfriar ainda mais as relações entre a República Democrática do Congo e Angola.
Sindika Dokolo, empresário e colecionador de arte de nacionalidade congolesa, é casado com Isabel dos Santos, a milionária filha do presidente de Angola. É também um duro crítico do presidente da República Democrática do Congo, Joseph Kabila.
O empresário diz que a sentença conhecida na quarta-feira, proferida por um tribunal da capital de Kinshasa, é politicamente motivada.
"Esta condenação é tão grosseira. Parece que Kabila e a ANR (serviço de inteligência) já não estão sequer preocupados com as aparências", disse Dokolo à Reuters. O marido de Isabel dos Santos acrescenta que já havia sido absolvido no mesmo caso.
O principal rival político de Kabila, o ex-governador Moise Katumbi, também foi condenado por fraude imobiliária em junho passado, pouco depois de ter anunciado sua candidatura à presidência, desafiando Kabila.
Essa eleição foi originalmente programada para novembro passado, mas foi adiada indefinidamente, provocando violentos protestos de rua no ano passado, que mataram dezenas de pessoas.
O governo diz que os atrasos se devem à dificuldade de recensear milhões de eleitores. Os líderes da oposição acusam Kabila de não querer largar o poder.
Um porta-voz do governo do Congo disse à agência Reuters desconhecer condenação de Dokolo. As autoridades rejeitam as alegações de que o sistema de justiça do Congo esteja a perseguir os oponentes de Kabila.
Dokolo surgiu nos últimos meses como uma das vozes mais críticas de Kabila, especialmente no Twitter, após a recusa do presidente a renunciar quando o seu mandato constitucional expirou, em dezembro.
Após o veredicto de quarta-feira, Dokolo escreveu uma mensagem no Twitter, em francês: "Acabei de inaugurar uma fábrica de 400 milhões de dólare. Kabila condenou-me a um ano de prisão por um terreno".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt