Mattel continua missão de tornar Barbie mais inclusiva e lança a primeira boneca com autismo

Boneca foi desenvolvida ao longo de mais de 18 meses em parceria com uma organização sem fins lucrativos que luta pela correta representação de pessoas com Perturbação do Espectro do Autismo.

12 de janeiro de 2026 às 13:09
Mattel lança Barbie com autismo Foto: Mattel Inc.
Mattel lança Barbie com autismo Foto: Mattel Inc.

1/2

Partilhar

A Mattel Inc. continua a aumentar a coleção de Barbies que celebram a inclusividade. Esta segunda-feira, a marca apresentou ao mercado a Barbie com autismo.

A boneca foi desenvolvida ao longo de mais de 18 meses em parceria com a Autistic Self Advocacy Network, uma organização sem fins lucrativos que luta pela correta representação de pessoas com Perturbação do Espectro do Autismo. O objetivo foi que a boneca refletisse algumas das formas como pessoas dentro do espectro experienciam o mundo e se expressam.

Pub

À CBS News, a equipa responsável admite que a criação foi um desafio, já que o autismo pode englobar vários comportamentos e traços que não são necessariamente visíveis. "O autismo não tem uma aparência única, mas podemos tentar mostrar algumas das formas como o autismo se manifesta», disse Noor Pervez, da Autistic Self Advocacy Network, que trabalhou em estreita colaboração com a Mattel no protótipo da Barbie.

Uma das características visíveis na nova boneca é o facto de os olhos estarem ligeiramente desviados para o lado, numa referência à dificuldade que algumas pessoas com autismo têm em fazer contacto visual direto. A Barbie está vestida com um vestido mais solto, que diminui o contacto da roupa com a pele, que é incomodativo para alguns autistas. A boneca vem equipada com auscultadores canceladores de ruído, um "fidget spinner" cor-de-rosa e um tablet inspirado nos dispositivos que algumas pessoas com autismo usam para comunicar, quando têm dificuldades em falar.

A Barbie com autismo vem juntar-se à linha Fashionista que já inclui uma boneca cega, uma com Trissomia 21, uma com diabetes tipo1, um ken e uma barbie com vitiligo e também um par com próteses numa perna e um aparelho auditivo. A Mattel também já incluiu na coleção Barbies com corpos altos, baixos ou curvilíneos e com variados tipos de cabelo e cores de pele.

Pub

"A Barbie sempre se esforçou para refletir o mundo que as crianças veem e as possibilidades que elas imaginam, e temos orgulho de apresentar nossa primeira Barbie autista como parte desse trabalho contínuo", disse Jamie Cygielman, chefe global de bonecas da Mattel, num comunicado. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar