MEDICAMENTO PARA ARTRITE SUSPEITO DE CAUSAR MORTES

A empresa farmacêutica japonesa Aventis Pharma alertou esta terça-feira os médicos para não prescreverem o Arava, um medicamento indicado para o tratamento da artrite, sobre o qual recaem as suspeitas de ter causado cinco mortes no Japão.

27 de janeiro de 2004 às 19:49
Partilhar

Segundo Yota Kikuchi, o porta-voz da Aventis Pharma, os testes realizados pelo laboratório revelaram que cinco japoneses morreram depois de terem tomado medicamento. No entanto, estes testes não confirmam que o Arava tenha sido o causador das mortes. Ainda assim, os médicos suspeitam de que o fármaco foi responsável de pelo menos duas das mortes ocorridas.

Por esta razão, o laboratório produtor do medicamento alerta os médicos para não prescreverem o fármaco a doentes com problemas respiratórios. Kikuchi explicou que 16 pacientes a quem foi administrado o Arava desenvolveram uma pneumonia após ingerirem o medicamento, dos quais cinco cinco acabaram por morrer. A Aventis Pharma garantiu que os alegados efeitos do fármaco estão a ser investigados.

Pub

O Arava, que tem por substância activa a leflunomida, é um anti-reumático indicado para o tratamento de doentes adultos com artrite reumatóide activa. O medicamento está à venda em Portugal, onde não foi registado qualquer caso de reacção negativa ao fármaco.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar