Menino de nove anos morre após ser raptado em parque infantil em Espanha. Suspeito detido

Criança foi encontrada em estado "muito grave e inconsciente".

29 de outubro de 2021 às 10:50
Vizinhos aglomerados e carrinha funerária estavam presentes na noite da detenção Foto: Direitos Reservdaos/Twitter: @EPLaRioja
Partilhar

A Guarda Civil espanhola prendeu um homem de 54 anos suspeito de ter matado um menino de nove anos em Lardelo, na comunidade de La Rioja, em Espanha. Alegadamente a criança foi persuadida pelo homem num parque infantil.

As autoridades encontraram a criança em estado "muito grave e inconsciente" perto da casa do homem de 54 anos, Francisco Javier A. L. de C, que já tinha antecedentes criminais.

Pub

Segundos fontes próximas dos investigadores do caso, citadas pelo El País, o corpo do menino não apresentava ferimentos visíveis e os resultados da autópsia ainda não foram revelados.

O acontecimentos foram reportados por volta das 20h25 desta quinta-feira por uma mulher, por meio de uma chamada telefónica ao número de emergência, que denunciou que o seu filho tinha desaparecido enquanto brincava num parque infantil local. Várias testemunhas que estavam no parque afirmaram que o homem levou a criança.

Pub

Pouco tempo após a denúncia, a Guarda Civil e a polícia mais próximas localizaram a criança no patamar da casa de Francisco Javier. O homem, que foi detido, estava ao lado do corpo da criança que, após várias tentativas de reanimação sem sucesso, foi declarada morta.

Os vizinhos de Javier, perante o sucedido, criticaram as autoridades alegando que já tinham denunciado comportamentos deste género por parte do detido, mas que os agentes tinham desprezado os mesmos, acusando a vizinhança de ser "louca". Acusaram também os agentes de protegerem Javier. "Vocês [agentes de autoridade] acusaram-nos de sermos loucos e agora uma criança teve de morrer para que viessem proteger o assassino", disse um vizinho aos agentes de autoridade.

Uma publicação no Twitter mostra a revolta da vizinhança no momento da detenção. Un niño de 9 años ha sido asesinado en mi comunidad en Lardero (La Rioja) después de ser secuestrado por un desalmado que ya había estado en prisión antes. Esta es la ley que protege al que asesina, viola y mata a un crío. Esto es España. Todo mi apoyo y pésame a la familia. pic.twitter.com/f2zTC6vzC2— Adrián Belaza Hernaiz (@AdrianBelaza) October 28, 2021 O detido pela morte do menor já tinha duas condenações. Na primeira, em 1993, foi condenado a sete anos por agressão sexual. Anos depois, em 1998, foi condenado por homicídio e agressão sexual a uma agente imobiliária quando esta lhe estava a mostrar uma casa que, alegadamente, Francisco Javier pretendia adquirir.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar