Merkel pronta a aceitar Turquia
Ancara pode receber migrantes recusados pela Europa.
A chanceler alemã, Angela Merkel, ainda há dez dias reafirmou a sua oposição à entrada da Turquia na União Europeia (UE), mas este domingo, de visita a Ancara, prometeu dar o dito por não dito e apoiar as condições turcas para firmar um acordo de cooperação destinado a controlar a maré de refugiados que procuram chegar à Europa.
Após encontros com o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, Merkel prometeu acelerar o processo de extinção dos vistos de entrada de cidadãos turcos na Europa e também reativar as negociações para adesão da Turquia à UE. Merkel aceita ainda pagar três mil milhões de euros para apoio aos mais de dois milhões de refugiados acolhidos em campos turcos. Por último, promete fazer os possíveis para convencer os parceiros europeus a aceitarem a presença de observadores da Turquia nas reuniões da UE.
Do lado turco, Davutoglu promete dar passos para aprovar os "acordos de readmissão", destinados a permitir o regresso à Turquia de migrantes com processos recusados pela UE.
A visita de Merkel decorreu enquanto mais de 4000 refugiados chegaram à Eslovénia, nova rota de acesso à Europa depois de a Hungria fechar a fronteira com a Croácia. Alegando problemas logísticos, a Eslovénia anunciou que vai limitar a entrada diária de refugiados a um máximo de 2500.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt