Meta ameaça remover notícias do Facebook nos Estados Unidos
Medida pode ser posta em prática casoo Congresso norte-americano aprove legislação exigindo que as empresas de tecnologia paguem aos meios de comunicação social pela sua produção.
A Meta, dona do Facebook, ameaçou, este terça-feira, remover notícias da plataforma se o Congresso dos Estados Unidos aprovar uma legislação exigindo que as empresas de tecnologia paguem aos meios de comunicação social pela sua produção.
Esta proposta de lei sobre concorrência e preservação do jornalismo, se aprovada, vai permitir às empresas de notícias negociarem coletivamente com plataformas sociais sobre os termos em que a sua produção aparece nos seus sites.
A Meta anunciou preferir retirar notícias das suas plataformas do que "submeter-se a negociações impostas pelo governo que desconsideram injustamente" o valor fornecido aos meios de comunicação.
O valor inclui "aumento de tráfego e assinaturas", disse a Meta num comunicado "twittado" pelo porta-voz Andy Stone.
A Meta, sediada na Califórnia, assumiu posições semelhantes no passado.
No ano passado bloqueado notícias da sua plataforma na Austrália, depois que o país aprovar uma legislação que obriga empresas de tecnologia a pagar aos editores pelo uso das suas notícias. Mais tarde, fechou acordos com editoras australianas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt