México vai construir 25 campos para imigrantes deportados dos EUA

Instalações terão capacidade para 2500 pessoas.

23 de dezembro de 2024 às 01:30
Imigrantes num posto fronteiriço entre o México e os EUA Foto: Luis Torres/Epa
Partilhar

O México vai construir 25 campos de acolhimento na região fronteiriça com os EUA, para abrigar uma possível vaga de imigrantes mexicanos deportados pelas autoridades norte-americanas, anunciou a secretária do Interior do México.

Segundo Rosa Icela Rodríguez, o plano prevê 25 instalações, com capacidade para até 2500 pessoas, e faz parte da iniciativa da Presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, para proteger os emigrantes. A responsável reuniu-se com os vários governadores da fronteira Norte do México, garantindo que a “prioridade é o tratamento humano e o bem-estar dos migrantes que passam pelo nosso país”.

Pub

Donald Trump fez das deportações em grande escala um dos principais pontos da sua campanha. O Presidente eleito dos EUA prometeu uma deportação em massa de pessoas sem documentos a partir de 20 de janeiro, data em que assumirá a Presidência. Estima-se que entre 11 e 15 milhões de imigrantes vivam nos EUA sem documentação. Muitos são essenciais para setores como a agricultura, construção civil, restaurantes e hotéis, onde formam a maior parte da força de trabalho.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar