Mil mães amamentam na praia
Mulheres aderiram à iniciativa para valorizar o amor e a transmissão de vida e saúde na maternidade.
Um ato de amamentação coletiva pública reuniu, na tarde de terça-feira, mais de mil mães na cidade de Manaus, capital do estado brasileiro do Amazonas, extremo norte do país. O ato decorreu na Praia da Ponta Negra, a mais turística da capital amazonense.
De acordo com informações fornecidas ao Correio da Manhã pelos responsáveis pelo evento, a amamentação coletiva reuniu mulheres, não apenas de Manaus mas também de diversas regiões da Amazónia, e ainda de vários outros estados do Brasil, que responderam ao convite para a grande manifestação de amor e de transmissão de vida e saúde. Indiferentes aos olhares curiosos e, em vários casos, espantados, de muitos populares, turistas, fotógrafos e câmaras que acorreram ao local, as mães não hesitaram em expor os seios e amamentaram tranquilamente os filhos, como se estivessem na sala de casa, enquanto conversavam animadamente umas com as outras e trocavam experiências.
O ato insere-se noutras iniciativas que têm decorrido pelo Brasil com o objetivo de alertar as mulheres para a importância da amamentação materna e para os enormes benefícios, tanto para os bebés como para as mães, dessas práticas. A campanha tenta incentivar as mulheres a amamentarem pelo menos durante os primeiros seis meses de vida do bebé, período considerado o mínimo ideal, e, as que puderem, a continuarem essa prática até aos dois anos de vida da criança, reforçando fortemente a imunidade.
O evento Mil Mães Amamentando começou nos EUA em 2002 e foi imediatamente adotado no Brasil, onde se realiza a cada dois anos em cidades diferentes. A última edição da amamentação pública coletiva aconteceu em Fortaleza, capital do estado do Ceará, nordeste do país, e a próxima, daqui a dois anos, será realizada em Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, sul do Brasil.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt