Milei sublinha que acordo UE-Mercosul é de grande relevância "para o mundo inteiro"

Durante a intervenção, o presidente argentino aproveitou para agradecer a Trump pela captura do ""narcoterrorista e ditador" Nicolás Maduro.

17 de janeiro de 2026 às 17:45
Milei discursa durante assinatura do acordo UE-Mercosul Foto: Jorge Saenz/AP
Partilhar

O Presidente da Argentina sublinhou este sábado que o acordo comercial assinado entre a União Europeia e o Mercosul é de grande "relevância política e económica para todos os membros deste bloco e para o mundo inteiro".

"Reúne-nos um facto de grande relevância política e económica para todos os membros deste bloco e para o mundo inteiro", disse Milei ao iniciar o seu discurso no Gran Teatro José Asunción Flores, na capital do Paraguai, local da assinatura do acordo.

Pub

"É, talvez, a maior conquista obtida pelo Mercosul desde a sua criação e o resultado de uma parceria estratégica que a Argentina ajudou a impulsionar com determinação durante a sua presidência temporária no ano passado", considerou.

Durante o seu discurso de cerca de cinco minutos, o chefe de Estado argentino aproveitou para falar sobre a Venezuela (país suspenso do Mercosul).

Agradeceu ao Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a "decisão e determinação demonstradas" ao capturar o "narcoterrorista e ditador" Nicolás Maduro com a sua operação militar no passado dia 3 de janeiro.

Pub

Milei alertou ainda que os parlamentos dos países do Mercosul, que após a assinatura terão de confirmar a entrada em vigor do pacto, terão agora de garantir que não se imponham condições diferentes das acordadas este sábado. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar