Milhares de desalojados pelas cheias em Díli
Pelo menos 27 pessoas morreram e mais de sete mil ficaram sem casa após passagem de ciclone tropical no fim de semana.
O ciclone tropical ‘Seroja’, que no fim de semana se abateu sobre Timor-Leste, fez pelo menos 27 mortos e mais de sete mil desalojados, revela um balanço atualizado divulgado esta segunda-feira pelas autoridades timorenses.
A cidade de Díli, a capital timorense, foi a zona mais afetada pelo mau tempo, com inundações repentinas e deslizamentos de terras a arrastarem casas, veículos e pessoas. O presidente timorense, Francisco Guterres Lu-Olo, falou numa “grande calamidade” e exortou o governo a fazer todos os possíveis para ajudar a população afetada e realojar aqueles que perderam as suas casas, tendo ainda apelado a uma aposta mais forte na prevenção.
“Este desastre em Díli acontece pela segunda vez. No ano passado houve cheias na cidade de Díli e novamente este ano. Este desastre exige que todos façam uma reflexão séria sobre como podemos melhorar a nossa capital, para que não voltem a acontecer desastres ou outros sofrimentos deste tipo ao nosso povo”, afirmou.
As chuvas intensas já tinham causado problemas em vários municípios nos últimos dias, com relatos de casas destruídas e outras infraestruturas afetadas, incluindo estradas e pontes. O mau tempo atingiu também a parte indonésia da ilha e outras ilhas adjacentes, onde morreram pelo menos 86 pessoas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt