page view

Inundações matam 11 pessoas, incluindo uma criança, na capital de Timor-Leste

Cheias em Díli arrastaram casas e estradas e fizeram centenas de desalojados.

05 de abril de 2021 às 08:22

Pelo menos 11 pessoas morreram e centenas ficaram desalojadas devido a inundações e deslizamentos de terras causados por uma forte tempestade que este domingo de madrugada se abateu sobre Díli, a capital de Timor-Leste. O Governo português já ofereceu ajuda.

As inundações, que são as piores em 40 anos, afetaram grande parte da cidade, incluindo o Palácio Presidencial, e arrastaram casas, estradas e outras estruturas. Entre as vítimas mortais está uma criança de apenas três anos, soterrada com outras duas pessoas por um deslizamento de terras nos arredores de Díli.

O ministro português dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse ter falado este domingo com o embaixador português em Díli e com a chefe da diplomacia timorense, os quais lhe transmitiram que "as inundações são violentíssimas". "Ambos disseram que nunca nas respetivas vidas tinham visto chover com esta intensidade e violência", afirmou Santos Silva, adiantando que Portugal já ofereceu a sua solidariedade e ajuda às autoridades timorenses. Uma posição reiterada pelo primeiro-ministro António Costa, que disse estar a acompanhar a situação "com consternação". "Portugal está solidário com o povo timorense, como sempre, e apoiará os esforços para fazer face à devastação", disse Costa.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8