Milhões desviados financiam campanha
Esquema é semelhante ao usado na Petrobras.
O senador brasileiro Delcídio Amaral, ex-líder do governo no Senado que é acusado de corrupção e aceitou colaborar com a Justiça, revelou aos investigadores que milhões desviados da Central Hidrelétrica de Belo Monte, na Amazónia, foram usados para financiar as campanhas eleitorais de Dilma em 2010 e 2014.
A denúncia, a que a revista ‘Isto é’ teve acesso, revela que os desvios ocorreram tanto na fase de construção da central – um megaprojeto imposto pelo então presidente Lula da Silva – como na aquisição de maquinaria. Ao todo, segundo o senador, foram desviados para as campanhas do PT pelo menos 11,5 milhões de euros através de contratos sobrevalorizados, o mesmo esquema usado na petrolífera Petrobras, de onde muitos outros milhões saíram para financiar campanhas do partido de Lula e Dilma.
Delcídio afirma que quem comandou os esquemas foram António Palocci, ministro nos governos de Lula e de Dilma, Silas Rondeau, ministro de Minas e Energia no primeiro governo de Dilma, e Erenice Guerra, ex- -ministra da Casa Civil de Dilma que acabou demitida por corrupção.
A nova denúncia ajudará, certamente, a inflamar ainda mais os ânimos nos protestos que estão agendados para hoje, em todo o país, para exigir a demissão da presidente Dilma.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt