Cofundador da Asos morre em queda do 17.º andar na Tailândia
Quentin Griffiths tinha 58 anos.
O empresário britânico Quentin Griffiths, cofundador da retalhista de moda online Asos, morreu após cair de um edifício residencial na cidade balnear de Pattaya, na Tailândia. Tinha 58 anos.
Segundo a polícia tailandesa, citada pela Reuters, Quentin Griffiths caiu do 17.º andar de um condomínio com 18 pisos no passado dia 9 de fevereiro. As autoridades indicaram que as primeiras investigações apontam para suicídio, não havendo indícios de intervenção de terceiros.
As imagens de videovigilância não mostraram qualquer pessoa a entrar no apartamento onde o empresário vivia sozinho. Ainda assim, o corpo foi enviado para autópsia, acrescentaram as autoridades.
A polícia referiu também que um amigo tailandês de Griffiths revelou que este estaria preocupado com processos judiciais movidos pela ex-mulher, de nacionalidade tailandesa. Documentos relacionados com essas ações judiciais foram encontrados no apartamento.
Cidadão britânico, Quentin Griffiths fundou a Asos em Londres, no ano 2000, juntamente com Nick Robertson. A empresa começou por se chamar “As Seen on Screen” (vista no ecrã), adotando em 2002 o acrónimo Asos.
A retalhista entrou em bolsa em 2001, no Alternative Investment Market (AIM) de Londres, e tornou-se uma das maiores plataformas de moda online a nível mundial. As suas criações foram usadas por figuras públicas como Rihanna e Michelle Obama.
Griffiths deixou a empresa em 2005, mas manteve uma participação significativa durante quase mais uma década.
Após a saída da Asos, o empresário envolveu-se noutras iniciativas no comércio eletrónico. Co-fundou a loja online de mobiliário Achica, a retalhista de moda com foco em música EBTM e a plataforma de vestuário ético Adili.
Contudo, nem todos os projetos tiveram sucesso: a EBTM entrou posteriormente em administração, enquanto a Adili foi vendida por um valor nominal de uma libra.
Questionado sobre o caso, o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido afirmou estar a prestar apoio à família de “um cidadão britânico que morreu na Tailândia” e que se encontra em contacto com as autoridades locais.
Num comunicado, a Asos declarou: “Estamos tristes ao saber do falecimento de Quentin, um dos nossos co-fundadores originais. Desempenhou um papel importante nos primeiros dias da Asos e estaremos para sempre gratos pelo seu contributo. Os nossos pensamentos estão com a sua família e amigos.”
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt