Morreu a atriz brasileira Ilva Niño, a eterna empregada Mina da novela 'Roque Santeiro'

Artista tinha 89 anos e estava internada desde 13 de maio.

12 de junho de 2024 às 17:56
Ilva Niño Foto: Facebook
Partilhar

A conhecida atriz brasileira Ilva Niño morreu esta quarta-feira aos 89 anos. Ilva estava internada num hospital em Ipanema desde dia 13 de maio, quando foi submetida a uma cirurgia cardíaca, avança o portal G1

Ao longo da sua carreira, a atriz participou em mais de 30 novelas e séries, mas ficou particularmente conhecida por dar vida à empregada doméstica 'Mina' em 'Roque Santeiro' em 1985. 

Pub

"A Mina nunca chegou a morrer. Até hoje há quem grite pela Mina na rua. Foi um grande sucesso", chegou a contar à Globo em entrevista. 

Ilva Niño nasceu na cidade de Floresta, em Pernambuco, a 15 de novembro de 1934. A paixão pelas artes do teatro cedo surgiu. Quando estudava, participou num curso de grego, coordenado por Ariano Suassuna, e acabou por atuar na montagem amadora que o autor fez para "Antígona", de Sófocles. A partir daí, o amor pelo teatro só veio a fortalecer.

Na década de 1980, Ilva Niño era uma das artistas mais conhecidas da televisão brasileira. Além de 'Roque Santeiro', a atriz chegou a participar em 'Água Viva',1980; 'Partido Alto', de 1984; "O Outro", 1987; 'Bebê a Bordo', de 1988, e 'Sexo dos Anjos', de 1989. Na sua passagem na televisão, Ilva interpretou várias empregadas domésticas, tendo sempre destacada a importância da profissão. 

Pub

Em 2016, a atriz promoveu a reabertura do Teatro Niño de Artes Luiz Mendonça, na Lapa, na região central do Rio de Janeiro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar