Morreu Peter Higgs, prémio Nobel da Física responsável pela descoberta do bosão de Higgs
Ficou conhecido pela descoberta do bosão de Higgs, partícula responsável por ajudar a "colar" as diferentes partes do universo.
Peter Higgs, físico galardoado com o prémio Nobel da Física em 2013, morreu na segunda-feira, aos 94 anos, na sua casa em Edimburgo, avança o The Guardian.
O físico ficou conhecido pela descoberta do bosão de Higgs, partícula responsável por ajudar a "colar" as diferentes partes do universo. A sua teoria foi comprovada por físicos que trabalhavam no Grande Colisor de Hádrons no Cern, na Suíça, em 2012.
"O seu trabalho pioneiro motivou milhares de cientistas e o seu legado continuará a inspirar gerações vindouras", acrescenta.
A Academia Real das Ciências da Suécia, que atribui o Nobel, afirmou na altura que o modelo padrão da física sustentou a compreensão científica do universo.
"Mesmo quando o universo parece vazio, este campo está lá. Sem ele, nós não existiríamos, porque é do contacto com o campo que as partículas adquirem massa. A teoria proposta por Englert e Higgs descreve este processo.", refere a Academia sobre a teoria do físico.
Nascido em Newcastle upon Tyne, Higgs deixa dois filhos e dois netos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt