Mortes por coronavírus batem novo recorde em Espanha
Em 24 horas, as autoridades de Sáude contabilizaram 832 vítimas mortais.
Espanha registou este sábado um novo recorde de mortes em apenas 24 horas, com 832 vítimas. O número total de mortos chega aos 5690, enquanto o número de infetados está cifrado em 72 248. Para além destes valores, o Ministério da Saúde anunciou que há mais de 40 mil pessoas hospitalizadas, enquanto cerca de 12 mil já recuperaram.
Até ao momento, a capital, Madrid, continua a ser a zona mais afetada pela pandemia, com o número total de casos a chegar aos 21 520, enquanto são contabilizadas 2757 mortes.
O incremento de vítimas mortais é de 17,1% em relação aos dados de sexta-feira, valor que suaviza a curva e, segundo os especialistas, é um pequeno passo em direção à esperança. A tendência de entradas nas unidades de cuidados intensivos subiu 9,6%, até alcançar os 4560 pacientes. É a primeira vez que a percentagem baixa dos 10%.
PORMENORES
Itália com mais 889 mortos
Últimos dados conhecidos da situação em Itália, este sábado à tarde divulgados, dão conta de mais 889 vítimas mortais em 24 horas, mais 3651 casos positivos e 1434 recuperados. Desde o início da pandemia de Covid-19 morreram 10 023 pessoas.
O presidente dos EUA anunciou que o país vai fabricar ou comprar 100 mil ventiladores nos próximos 100 dias. Trump recorreu a uma lei do tempo da Guerra da Coreia para colocar a General Motors a produzir.
O número de doentes em estado grave ou crítico na China é de 921, pela primeira vez abaixo do milhar desde janeiro. A Europa conta mais de 300 mil infetados e acima dos 20 mil mortos.
MUNDO EM PORTUGUÊS
Proibida entrada de estrangeiros por via aérea no Brasil
O Governo brasileiro proíbe, desde este sábado e durante um período de 30 dias, a entrada no país de todos os cidadãos estrangeiros por via aérea, de forma a travar a expansão do coronavírus. A medida, que não impõe restrições ao tráfego de carga nos aeroportos, foi emitida após a Covid-19 ter chegado às 27 unidades federativas do Brasil (26 estados mais o Distrito Federal), país com 210 milhões de habitantes que este sábado registava 93 mortes.
Emergência nacional em Cabo Verde
O presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, declarou este sábado a situação de emergência no país por 20 dias, uma medida tomada pela primeira vez na história de Cabo Verde. A declaração foi feita após a comissão permanente da Assembleia Nacional ter aprovado, na sexta-feira à noite, o pedido do presidente.
Verba para combate em Angola
O Conselho de Ministros de Angola aprovou o decreto presidencial que avança com medidas de resposta ao impacto da pandemia. Uma delas passa por desmobilizar recursos do Fundo Soberano, no valor de 1,5 mil milhões de dólares - cerca de 1,3 mil milhões de euros -, mediante o compromisso de uma futura recapitalização.
Registado novo caso de coronavírus em Moçambique M
oçambique registou um novo caso de Covid-19, elevando o total para oito. "O novo caso é um de transmissão local. Temos no país, até agora, de forma cumulativa, oito casos positivos, seis importados e dois de transmissão local", referiu este sábado o ministro da Saúde, Armindo Tiago. No país recomenda-se a suspensão de iniciativas com mais de 50 pessoas e há quarentena obrigatória para viajantes e isolamento domiciliário para casos suspeitos.
VOLTA AO MUNDO
Drama em Nova Iorque
O presidente da câmara de Nova Iorque diz que a cidade só tem material médico até 5 de abril. "Estou muito preocupado com o que pode acontecer. Não sei se vamos ter equipas e o material médico necessário", alertou Bill Blasio.
A Covid-19 destruiu uma família britânica em apenas 24 horas. Um pai e uma filha morreram vítimas do novo vírus. Sudhir Sharma trabalhava no Aeroporto de Heathrow, Londres. A filha, Pooja, tinha 33 anos e era farmacêutica.
Um jovem inglês de 21 anos, vítima de doença crónica pulmonar, deixou uma mensagem de esperança, depois de vencer a batalha contra a Covid-19, após duas semanas de tratamento: "podemos vencer isto", escreveu Daniel Mclnerney.
As declarações de António Costa acerca da posição da Holanda sobre Espanha merecem elogios no país vizinho. "Uma praça com o nome de António Costa em cada povoação de Espanha", diz um usuário da rede social Twitter.
"You'll Never Walk Alone" (vocês nunca caminharão sozinhos). O cântico dos adeptos do Liverpool antes de cada jogo foi entoado por médicos e enfermeiros holandeses para confortar os doentes infetados com a Covid-19.
Polícia Militar esteve este sábado em força nas praias do Rio de Janeiro, Brasil, ordenando aos banhistas que abandonassem o areal. O objetivo é evitar ajuntamentos. Quem não respeitar a ordem é preso e levado para a esquadra.
A princesa María Teresa de Bourbon-Parma é a primeira vítima mortal da Covid- 19 pertencente a famílias reais. A prima do rei de Espanha, Felipe VI, morreu na quinta-feira, aos 86 anos, em Paris. Nunca casou e não teve filhos.
Candela Sande tem 30 anos e teve o seu primeiro filho este fim de semana. Baltazar Perotti, assim se chama, nasceu poucas horas depois de o governo argentino ter decretado a quarentena obrigatória. O pai do bebé ainda pode assistir ao parto.
A Rússia anunciou que vai fechar totalmente as suas fronteiras (marítimas, ferroviárias e rodoviárias) a partir de amanhã. O governo russo já tinha decretado o fecho de várias atividades comerciais, incluindo de restauração, até 5 de abril.
A família de Manuel Pérez Luis, de 75 anos, vítima mortal da Covid-19, não consegue consegue encontrar o corpo. Há uma semana que procura o corpo nas morgues de Madrid, mas sem êxito. "Estamos destroçados", conta a irmã.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt