MP pede aumento de segunda pena para Lula da Silva no caso Lava Jato

Antigo presidente do Brasil está preso desde dia sete de abril de 2018.

Lula da Silva Foto: Getty Images
Lula da Silva Foto: Getty Images
2018-07-08_18_47_11 lula da silva brasil.JPG

1/3

Partilhar

Os membros do Ministério Público ligados à operação anti-corrupção Lava Jato instauraram na justiça um pedido para que a segunda pena aplicada ao ex-presidente Lula da Silva seja aumentada.

Lula, que já cumpre uma pena inicial de 12 anos e um mês de prisão no sul do Brasil, foi condenado novamente no passado mês de fevereiro num outro processo, desta vez a mais 12 anos e 11 meses, igualmente por corrupção.

Pub

Na segunda sentença, a juíza Carolina Hardt condenou Lula por três crimes de corrupção passiva e dois de branqueamento de capitais, por ter recebido de três empresas diferentes como "luvas" uma quinta em Atibaia, na cidade de São Paulo.

O Ministério Público, no entanto, quer que a segunda instância da justiça, a que o processo foi remetido e o deve analisar em breve, condene o antigo presidente por oito crimes de corrupção e 45 de branqueamento de capitais, o que aumentaria a pena.

Pub

Quem vai tomar a decisão serão os juízes do Tribunal Regional Federal da 4. Região, TRF-4, que analisam na segunda instância os processos relativos à Lava Jato.

Foi o TRF-4 que em janeiro do ano passado aumentou para 12 anos e um mês a primeira pena de Lula, que inicialmente, em julho de 2017, tinha sido condenado pelo então juiz Sérgio Moro a nove anos e seis meses por ter recebido, também como "Luvas", um apartamento triplex numa famosa praia no litoral de São Paulo.

Recorde-se que Lula da Silva está preso desde o dia sete de abril de 2018 numa sala especial da sede da Polícia Federal, na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná e, a menos que consiga alguma decisão favorável nos tribunais superiores, deverá ficar preso ainda por muito tempo.

Pub

Lula ele tem perdido todos os recursos que interpôs a vários tribunais contra a condenação inicial, e só começará a cumprir a segunda após o final da primeira. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar