Mulher mostra-se com barba para acabar com o preconceito
Jovem tem anomalia desde os 10 anos devido a síndrome nos ovários.
Olivia Qualls tem várias razões para se querer esconder do olhar crítico das redes-sociais. Contudo, a jovem, que tem barba desde os 10 anos devido a problema nos ovários, decidiu partilhar fotos intimistas no Instagram para inspirar jovens na mesma situação.
Durante a infância, a jovem apenas via figuras femininas com pelos faciais no circo e "essa ausência de representação", criava sentimentos de insegurança e revolta.
De acordo com o jornal Metro, a rapariga foi diagnosticada com a síndrome do ovário poliquístico (SOP), cuja as causas ainda não são totalmente conhecidas pelos médicos, mas que se acredita ter raízes genéticas.
Depois de vários anos a depilar diariamente o rosto, a mulher desistiu de eliminar os pelos do queixo e das axilas e decidiu "revelar o seu verdadeiro aspeto e aceitar a natureza".
"Tem sido uma caminhada difícil. Escondi-me durante muito tempo. A opinião dos outros e até as minha eram muito influenciadas pelos padrões de beleza dos anos 90. Sempre foi difícil de lidar.", contou Olivia.
Através de uma comunidade online, a mulher encontrou um sistema de apoio e sente-se mais à vontade para partilhar a sua realidade.
Olivia partilha várias fotos, sem efeitos ou produções, onde fotografa os pelos corporais de forma despreocupada e por vezes "até corajosa e desafiadora".
Mas nem todas as pessoas são tolerantes e a rapariga afirma que já foi alvo de "agressões dirigidas aos pelos corporais, especialmente do rosto".
A sua sexualidade é várias vezes questionada e é acusada de "ser pouco feminina" e de "querer ser um homem".
Contudo, Olivia tem aprendido a lidar com o lado menos positivo das redes sociais e afirma que o objetivo da partilha é o mais importante.
"Nós merecemos felicidade, conforto e inclusão", afirma a modelo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt